quarta-feira, 17 de março de 2010

Paula Rego e Tim Burton

Desde o filme Big Fish que sou um seguidor da magia de Tim Burton.

Quando vi pela primeira vez um quadro de Paula Rego fiquei subjugado por algo que não entendia. O que na realidade ali era pintado?

Se Tim Burton é um mestre na criação de mundos de fantasia, é na fantasia desses mundos que Paula Rego encontra muitas vezes a sua fonte de inspiração. Não é em vão que considera Walt Disney, o maior pintor do sec. XX.

O facto deste "post" falar de ambos deve-se somente a ter no mesmo dia visitado a casa das histórias de Paula Rego em Cascais e visto Alice no País das Maravilhas.
Não existiu em toda a exposição um só quadro que me "libertasse" do que senti na primeira vez.
Vi bailarinas que representavam hipopótamos. Uma "mulher-cão", para o qual nem a guia tinha uma interpretação, minimamente, conclusiva, uma mulher "Anjo" que numa mão empunha uma espada e na outra uma esponja.

Dimensões criadas pela mão de uma genial pintora. De Tim Burton espera-se sempre que nos surpreenda.

E mais uma vez isso aconteceu.

Cenários cinzentos, personagens perturbadas e uma interpretação divertida da mulher do realizador - Helena Bonham Carter - no papel de Rainha Vermelha (ele chegou a afirmar que obviamente o papel era dela).
No entanto, fiquei com a sensação que não conseguiu totalmente o efeito que pretendia com os saltos constantes entre 2D e 3D. Em algumas cenas chegou a ser confuso.

Não cheguei a perceber porque motivo a Alice, na primeira vez em que cresce desmesuradamente mantém a roupa, será pelo mesmo motivo que as das cuecas do Incrível Hulk nunca se rasgam?

Um filme que surpreende mas não entusiasma.

(pshiuuuuu....aqui que ninguém nos ouve ou lê....David, a tua interpretação do quadro Olga - o Kurt Cobain após a sua morte, a criança representa a filha que chora e o vestido preto o luto da mulher - é bem mais divertida que saber que a cara é de Anthony Rudolf no corpo de uma mulher alemã, que após a segunda guerra mundial foi viver para o Estoril, tendo aí sido contratada por uma abastada família para ensinar a sua língua materna à filha do casal, apesar de suspeitarem que ela escondia um segredo. )

segunda-feira, 8 de março de 2010

porque hoje é o dia delas...

"A mulher que se acha inteligente reclama igualdade de direitos com os homens. Mas a mulher que é realmente inteligente não o faz."
Sidonie Colette