quarta-feira, 13 de julho de 2011

Curiosidade mórbida

"Todos vocês, do mundo seguro, com os vossos airbags, as vossas embalagens hermeticamente fechadas e as vossas dietas sem gordura. Vocês é que são os supersticiosos. Estão convencidos que podem enganar a morte e ficam completamente ofendidos quando descobrem que não conseguem. Sentam-se nos vossos confortáveis apartamentos, assistem à guerra, veêm-nos a sangrar pela televisão e pensam: «Que horror!» Depois levantam-se e bebem mais uma chávena de café."
(passagem de "As memórias do livro", de Geraldine Brooks)


O "Correio da manhã" tem uma aplicação no seu site de pesquisa de mortes violentas com o seguinte texto de apresentação: «Ao longo deste ano o site do CM vai acompanhar todos os homicídios ocorridos em Portugal e recordar as circunstâncias em que as vítimas do tipo de crime mais irreversível perderam a vida.» A pesquisa pode ser efectuada por ano, sexo, idade, mês e distrito.


O corolário deste post será os leitores do "Correio da manhã" bebem café durante a pesquisa?

4 comentários:

  1. A imprensa percebeu, há algum tempo, que ganha muito dinheiro se não se limitar à função informativa.

    E é muito difícil acreditar que as pessoas são todas iguais quando sei que muitas se alimentam da sordidez, da tragédia alheia. Como se precisassem mais disso do que do café itself.

    ResponderEliminar
  2. E a dúvida, Sara, é: A imprensa, informa?
    Nino

    ResponderEliminar
  3. Fantástico, sempre que penso que já batemos no fundo, há sempre algo que me contradiz...
    É a mesma curiosidade mórbida que nos leva a filas intermáveis nos dois lados da estrada só para olhar para o carro avariado ou acidentado, ou a mesma curiosidade que faz das páginas dos obituários dos jornais um verdadeiro best-seller.
    Os romanos já a sabiam toda, é dar pão, vinho e circo ao povo....

    ResponderEliminar
  4. "Estão convencidos que podem enganar a morte e ficam completamente ofendidos quando descobrem que não conseguem."

    Gostei!

    ResponderEliminar